O aumento no valor da conta de energia elétrica está entre as principais preocupações dos brasileiros desde o ano passado. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 49% entre janeiro e outubro de 2015. Para reduzir o consumo e colaborar com a sustentabilidade, muitos investiram no sistema de aquecimento solar. A tecnologia desperta, cada vez mais, o interesse do público e conquista um importante espaço no mercado nacional. Consciente dos benefícios para o cliente e meio ambiente, a Constroen utiliza o sistema em vários empreendimentos.
Ricardo Risolia, gestor de vendas da Transsen de Birigui/SP, esclarece que o meio ambiente está entre os que mais ganhou com a tecnologia. Quem possui o aquecedor solar, usa pouco a energia que provém das Usinas Hidroelétricas, que estão com sua capacidade máxima de geração comprometida. “Se a demanda de energia crescer, observo duas alternativas, sendo que ambas prejudicam a natureza. O primeiro, o acionamento das Usinas Termoelétricas (providência que ocorre quando o nível dos reservatórios está baixo), que causa poluição ao queimar combustíveis fósseis, como GN (Gás Natural). O segundo, a construção de novas Usinas Hidroelétricas, que pode alagar novas áreas, gerando danos ambientais”.
Outra vantagem do aquecedor solar está relacionada ao consumo de energia elétrica, que pode reduzir o valor da conta de luz em até 50%, segundo o DASOL (Departamento Nacional de Energia Solar Térmica). Simulação do Departamento apontou que sem o sistema, uma família composta por cinco pessoas, que toma entre quatro a cinco banhos por dia, num tempo de oito minutos cada, gasta em média 3.240 kWh. Se tivesse o sistema instalado, a família diminuiria o seu consumo anual para 2.400 kWh - diferença que representa uma economia de 840 kWh ao ano. Em reais, essa redução chega a R$ 960,00, se considerar o aumento tarifário de 2015.
A tecnologia também contribui para o conforto do morador. A água já desce do chuveiro aquecida, assim que o condômino abre o registro. “Ele terá água quente, em abundância, e com qualidade na temperatura que desejar, desde o morno até o muito quente”, pontua o gestor.
Risolia ainda acrescenta que o aquecedor solar valoriza o empreendimento. “Com certeza, o imóvel que possui a tecnologia tem grande valorização. Além da preocupação do Construtor/Incorporador com o meio ambiente, investir no aquecedor solar é melhorar a qualidade do imóvel. Para o morador, proporciona conforto por muitos anos, economia e uma conduta ecologicamente correta, pois economiza água e energia”, conclui.
Dados
A DASOL aponta números que reforçam os benefícios do aquecedor solar. O Departamento indica que a cada metro quadrado de coletor solar instalado, durante o período de um ano, é possível evitar: 56 metros quadrados de áreas inundadas (hidroelétricas); 215 quilos de lenha; 66 litros de diesel e 55 quilos de gás.
Siga a Constroen nas redes