Quem não já passou – ou está passando – por aquele momento em que não encontra mais espaço no armário ou closet? Se você está nessa situação, talvez tenha chegado a hora de reservar um tempo para colocar as coisas em ordem. É sabido que organização simplifica a rotina, além de ser uma ótima forma de saber a quantidade de peças que você possui. Se falta tempo ou disposição, hoje, é possível contratar profissional especializado para realizar essa função, por exemplo, como o personal organizer.
Um dos primeiros passos é desapegar das coisas que você não utiliza mais. A partir daí, será mais fácil setorizar os espaços e colocar tudo em seu devido lugar.
O que dobrar e pendurar?
Existem peças que podem ser dobradas e, consequentemente, ocupam menos espaços. Uma dica é comprar gabaritos para deixar as peças todas do mesmo tamanho. Se for colocá-las em gavetas, guarde-as em forma de cascata. Assim, dá para enxergar todas as peças.
Dobre as peças de lã e linha, camisetas de malha, peças de algodão, roupas de ginástica, jeans, pashminas, camisolas, pijamas e roupas íntimas.
Pendure roupas de tecidos delicados, como seda, crepe, cetim, entre outros. Calças de alfaiataria, casacos pesados, blazers, vestidos em geral e saias.
Itens que podem ajudar na organização
Alguns utensílios contribuem para que o armário e closet fiquem ainda mais em ordem. É o caso da colmeia organizadora, que permite que peças pequenas, como meias e lingeries, fiquem organizadas por mais tempo. Outro fator importante é que a colmeia também é uma forma de aproveitar os espaços das gavetas e prateleiras.
Cabides padronizados por tipo de peça é uma ótima maneira de conservar as roupas e proporcionar uma harmonia visual no espaço.
Invista em caixas e cestos de variados tamanhos para deixar as prateleiras e gavetas organizadas. Isso facilita o acesso às coisas e mantém o espaço ainda mais organizado.
Mantenha a rotina organizada
Para não acabar com a arrumação logo na primeira semana, avalie como é sua rotina antes de organizar o armário ou closet. Tudo o que se usa com maior frequência deve ficar ao alcance das mãos e dos olhos. Assim, perde-se menos tempo ao se vestir. Setorize os espaços por modelo e cor. Assim, não é preciso tirar tudo do lugar para encontrar uma determinada peça. Essa forma de organizar gera economia de tempo.
Siga a Constroen nas redes