Talvez uma das principais razões de conflitos entre moradores de condomínios seja a garagem. Justamente por isso, é de grande importância que cada morador conheça e siga as normas do empreendimento onde mora. Esta simples medida, com certeza, irá contribuir para o melhor convívio e melhor utilização do espaço.
Pequenas ações, como colocar mais de um carro na vaga, alugar a vaga que está disponível e até mesmo guardar bicicletas em lugares inapropriados, geram muitas reclamações. Para tentar acabar com esses pequenos problemas, preparamos uma lista com algumas dicas que, com certeza, irão contribuir para o melhor uso da garagem.
Confira:
- Entrada e saída de veículos: Respeitar as regras de abertura e fechamento do portão da garagem do condomínio em que mora é de extrema importância para a segurança do empreendimento e, principalmente, a sua. Por isso, ao entrar ou sair, verifique se o portão foi realmente fechado.
- Reduza a velocidade: Tira o pé do acelerador! Ao entrar no estacionamento, para evitar qualquer incidente, diminua a velocidade.
- Deixe o farol aceso: Quando entrar na garagem, seja de moto ou de carro, deixe o farol acesso. Além de ajudar o condutor a ter melhor visibilidade do espaço, faz com que outros moradores notem melhor a movimentação na garagem.
- Estacionar o carro fora da vaga: Já pensou que essa ação pode atrapalhar a circulação de veículos dentro da garagem? Além disso, também dificulta a saída dos carros que ficam próximos à sua vaga. Estacione corretamente dentro da vaga e evite transtornos com seus vizinhos.
- Vagas de apartamentos que estão vazios: Se não tiver autorização para estacionar na vaga do apartamento que está desocupado, não estacione. Às vezes, o proprietário do imóvel pode chegar no condomínio e a vaga dele estar ocupada. Evite constrangimentos.
- Motos e carros compartilhando a mesma vaga: Se o condomínio não possuir espaço exclusivo para estacionar moto, talvez seja possível guardar o automóvel e a moto na mesma vaga de garagem, desde que isso não traga incômodo aos demais moradores. É importante que esta decisão seja tomada em assembleia.
-Danos causados por vizinhos: Na maioria das vezes, o condomínio não se responsabiliza por danos causados entre moradores. No entanto, o prédio poderá identificar e fornecer informações do condômino que causou o dano, caso a garagem tenha câmera de segurança. Por isso, ter cuidado ao manobrar o carro na garagem é muito importante. Caso ocorra algum incidente, informe o síndico e, se possível, notifique o dono da vaga.
- Carros grandes: O morador deve acomodar seu carro dentro do limite da sua vaga. Caso o limite seja ultrapassado, uma alternativa é tentar trocar a vaga assim que possível com algum vizinho. Se não for possível, outra solução é tentar locar a sua vaga e alugar outra com tamanho que comporte seu veículo.
Siga a Constroen nas redes