Utilizar materiais com menos impactos ambientais se tornou uma das principais preocupações da Constroen. Desta vez, a construtora implementou em determinadas áreas de alguns empreendimentos os tijolos ecológicos. Os engenheiros civis Roberto Lemos de Melo Dainese e Vitor Frazatti Benez explicam as vantagens da utilização desse material e os benefícios que ele produz ao meio ambiente. Confira:
- Qual o objetivo da Constroen em utilizar esse tipo de tijolo?
O principal objetivo em utilizar esse tipo de tijolo é reaproveitar as sobras de materiais (resíduos), que antes eram descartados como entulho a fim de contribuir com o meio ambiente de uma maneira mais sustentável e, em paralelo, conseguir reduzir o custo da obra.
- Em quais empreendimentos já foram utilizados?
Os tijolos ecológicos são utilizados atualmente no Edifício Tennessee e Edifício Pedras Altas. Eles são aplicados em paredes para revestimento de tubulações (shafts), em alvenaria interna sobre vãos de portas, paletas pequenas de portas (alvenaria lateral à porta), alvenaria de parede de hobbie box e pequenas muretas.
- Desde quando a Constroen passou a utilizar esse material?
A Constroen começou a realizar estudos de dosagem e fabricação no final do ano de 2017 para garantir que atingissem todos os requisitos exigidos pela norma ABNT NBR 9491:2012 e no começo de 2018 começamos a utilizar nas obras.
- Qual a diferença do tijolo ecológico em relação ao convencional?
O tijolo é ecológico, diferentemente do tijolo convencional, não precisa ser cozido em fornos eliminando assim a utilização de lenha e a derrubada de árvores para sua fabricação, uma vez que é necessário apenas uma prensa manual e recipiente fechado com água para fazer a cura. Além disso, o uso de tijolo ecológico reduz o tempo de construção em relação ao convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede. Por fim, a durabilidade do tijolo ecológico é mais alta pois tem uma resistência maior do que a do tijolo comum.
- O tijolo ecológico é mais sustentável?
Sim, os tijolos ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas utilizadas em fornos e contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos. Além de ser feito com sobra de materiais que não são mais descartados no meio ambiente.
Siga a Constroen nas redes