Funcionários da obra do edifício Tennessee, da Constroen, participam de uma palestra ministrada por profissionais de saúde de Araçatuba fechando o “Setembro Amarelo ” mês de prevenção ao suicídio.
Durante uma hora, os trabalhadores receberam informações sobre como diagnosticar sintomas da depressão, que na maioria das vezes, está por trás dos casos de suicídio. A psicóloga Rosicler Custódio Ferreira disse que a iniciativa da Constroen, de promover o bate-papo com os trabalhadores, é de fundamental importância para a saúde deles. “E não só para a saúde física, uma vez que a saúde mental acaba refletindo no corpo todo,” afirma.
Além da psicóloga, uma nutricionista, uma educadora física e uma auxiliar de enfermagem conduziram os trabalhos. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil alertando para a importância de se prevenir o suicídio.
Durante a palestra, os trabalhadores foram instruídos a prestar atenção nas atitudes do outro, ouvir com atenção, reservar tempo para a família e para si mesmos, além de ficar atento aos sinais do corpo. De acordo com a psicóloga, quem comete suicídio não quer deixar de viver, mas sim se livrar de uma dor muito grande, por isso é importante que se faça essa discussão.
Nutrição
A nutricionista Ana Paula Pachioni falou aos trabalhadores a respeito da alimentação balanceada e como isso também reflete na qualidade de vida. Consumindo alimentos naturais e ingerindo menos carboidratos, é possível ter mais disposição para encarar os desafios do dia a dia.
Por fim, a educadora física Andresa Marin orientou alguns exercícios para os trabalhadores que ainda puderam aferir a pressão e realizar testes de glicemia na hora.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequada. A primeira medida preventiva é a educação e o debate, justamente conforme foi promovido pela Constroen.
Informação
O pedreiro Givaldo da Silva Oliveira disse que nunca tinha ouvido falar sobre o “Setembro Amarelo” e que agora poderá passar o conteúdo aprendido para outras pessoas. “Eu achei muito legal e ainda mais por ter tido a oportunidade de aprender tanta coisa aqui no meu local de trabalho. Agora posso chegar em casa e contar pra minha família também. ”
Siga a Constroen nas redes