O aumento da geração de lixo no Brasil cresceu nos últimos anos. Levantamento feito pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) diz que, entre 2003 e 2014, o crescimento foi de 29%, cinco vezes maior que a taxa de crescimento populacional no mesmo período, que foi de 6%. Por isso, uma das maneiras mais básicas e efetivas de contribuir com o meio ambiente, é fazer a separação dos lixos que produzimos ao longo do dia.
A Constroen, uma das principais construtoras de Araçatuba e região, acredita nessa prática sustentável e apoia toda iniciativa que contribua para o meio ambiente. Exemplos de trabalhos que têm dado certo são as coletas seletivas que ocorrem nos residenciais América e Califórnia - ambos fazem parte do portfólio da marca.
O síndico do Residencial América, Maurício Melo, explica que em cada andar do empreendimento, dois recipientes estão disponibilizados para que os condôminos possam descartar lixos orgânicos separado dos recicláveis. “Os moradores despejam os lixos nos lugares específicos. Os que são orgânicos são coletados nos dias pré-estabelecidos e os recicláveis, geralmente, ocorrem uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo da quantidade acumulada”, conta.
O mesmo ocorre no Residencial Califórnia. Ossamu Watanabe, síndico do empreendimento, explica que os recipientes onde os moradores depositam os lixos recicláveis ficam em uma área comum do prédio. “Depois que os lixos são separados, uma empresa especializada em coleta seletiva passa para recolher. Com isso, queremos estimular, cada vez mais, o descarte consciente. Tanto, que alguns moradores já separam os lixos orgânicos e recicláveis em sacos separados, o que facilita na hora da coleta”, conta.
Se você ainda não tem o hábito de separar os lixos, confira algumas dicas que, com certeza, irão te ajudar durante o processo de seleção:
- Separe o lixo seco e úmido.
- Não esqueça de passar água nos materiais recicláveis.
- Descarte pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos.
- Óleo de cozinha precisa ser descartado em lugares específicos. Quando eles são despejados no ralo, por exemplo, ele impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto.
- Não sabe onde deixar o lixo reciclável? Você pode se informar com a empresa que faz a coleta seletiva de lixo em quais dias da semana ela passa pelo seu bairro. Ou então procurar por ONG’s que realizam esse tipo de trabalho.
Siga a Constroen nas redes