Solução que alia segurança e redução de custos. Essa é a principal característica da portaria virtual ou remota, uma realidade em vários condomínios. A tecnologia substitui porteiros presenciais por agentes que monitoram, abrem e fecham portões e garagens à distância, de maneira remota. Além disso, também são responsáveis pelo monitoramento de câmeras dos locais. Uma realidade no Residencial Colorado, da Constroen.
O recurso, que garante segurança completa, é uma alternativa econômica que dispensa a contratação de porteiros, um tipo de serviço que gera custos mais altos para o condomínio. No lugar, paga uma taxa mensal para uma empresa de monitoramento de segurança que presta serviço de portaria virtual. Por meio de uma central, os agentes dessa empresa têm acesso 24 horas ao sistema de segurança do prédio. Segundo especialistas, a economia na taxa de condomínio pode chegar em até 50% ao mês.
Mas como esse sistema funciona na prática? Quando chega um visitante e aperta o botão do interfone do prédio, automaticamente o software da Central Portaria aciona o sistema de um dos operadores, indicando no monitor de imagens o condomínio solicitante. O operador, à distância, conversa com o visitante e através do interfone, aciona o morador para autorizar o acesso ao prédio. Quando autorizado, abre o portão de acesso e direciona o visitante ao apartamento de destino.
Em casos de entrada ou entrega de materiais, o prestador de serviços é direcionado aos portões da garagem. Continuamente, o sistema verifica se há portas de acesso abertas e o fechamento é feito, imediatamente.
A portaria remota segue regras e disciplina rígida para o atendimento ao condomínio. Todos os atendimentos são gravados com recursos de vídeo e áudio, e o software de atendimento oferece conclusões por escrito de cada atendimento.
Para a implantação desse sistema, é necessário instalar alguns equipamentos, tais como:
• Internet e telefonia com redundância: a comunicação entre o condomínio e a empresa é feita à distância, totalmente de forma digital. Para que isso ocorra com eficiência, é necessário obter um um sistema de internet. Como plano B, caso o A falhe em função de algum problema, também é necessário obter um sistema de telefonia com redundância, pois caso aconteça uma falha que possa desabilitar o sistema primário, um sistema secundário assume a responsabilidade.
• Biometria: Será utilizado para entrada e saída dos moradores. Por meio dessa tecnologia, os portões poderão ser acionados com a digital. Outras alternativas são cartões, tags e aplicativos com "QR code".
• Abertura e fechamento remoto: permite que o agente, direto da central de monitoramento à distância, abra e feche o portão social ou as garagens.
• Câmeras de segurança: Um bom sistema de monitoramento é imprescindível para a portaria remota, pois serão “os olhos” do porteiro virtual.
• Sistema de Nobreak: necessário para garantir o funcionamento dos equipamentos de monitoramento em caso de queda de energia.
• Cerca elétrica: item essencial para manter o perímetro do condomínio em segurança.
• Botão do pânico: dispositivo prático e rápido para acionar a empresa em situações de emergência.
• Backup de imagens: esse sistema garante o arquivamento, em nuvem, de todas as imagens gravadas na rotina do condomínio.
A eficiência da portaria remota vai depender muito da qualidade e bom funcionamento de todos esses itens, tornando o sistema seguro e garantindo o bem-estar dos moradores de condomínios que já adotam essa tecnologia.
Tendência no mercado de segurança, esse sistema de portaria já é considerado umas das principais soluções para inibir ações de criminosos em condomínios residenciais.
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