Grande parte das pessoas que investem em imóveis, costumam fazer deles uma fonte de renda. Por isso, ter um bem para locação se tornou uma grande segurança para o proprietário, e pode trazer um pouco mais de tranquilidade financeira, principalmente em tempos de instabilidades econômicas. No entanto, seja por meio de venda ou locação, alguns cuidados são necessários na hora de realizar qualquer transação.
Pensando justamente nisso, a Constroen preparou algumas dicas importantes para você que está pensando em colocar seu imóvel para locação. Confira:
Contrato: O contrato é um dos itens imprescindíveis no processo de locação. É nele que devem constar os direitos e deveres do locador e do locatório. Portanto, antes de alugar o imóvel, registre o contrato, e registre-o em um cartório de imóveis. Assim, caso alguma cláusula precise ser executada, ela terá sua validade garantida.
Realize vistorias: Todo contrato de aluguel é firmado por um período pré-determinado, podendo ser renovado ou não. O ideal é que, ao final desse período ou por um período determinado pelas partes contratantes, sejam realizadas vistorias no imóvel. Dessa forma, você garante que os cuidados estão sendo tomados, que o bom uso está sendo priorizado e que nenhuma alteração ou reforma está sendo realizada sem conhecimento ou aprovação prévia do dono.
Locatário: Escolher bem o locatário é uma forma de resguardar o proprietário do imóvel de possíveis transtornos. Por isso, antes de alugar seu imóvel, procure informações em cartórios, restrições financeiras, sistemas bancários, ou seja, toda informação que estiver disponível sobre o seu futuro locatário. Além disso, procure outros locadores que possam oferecer referências pessoais sobre ele.
Garantias: A melhor forma de conseguir garantir que o locatário irá honrar com seus compromissos é por meio de um fiador. Mas é preciso tomar cuidado também na escolha do fiador, devendo o locador realizar pesquisas e obter referências em nome dele também, bem como sobre o imóvel que servirá de garantia, verificando se o bem se encontra livre e desembaraçado de ônus de qualquer natureza e possa realmente garantir o pagamento de eventuais dívidas deixadas pelo locatário em caso de ação de cobrança e execução da garantia. Tudo isso facilita na hora de tomar medidas para se proteger.
Seguro-fiança: Outra boa opção no processo de locação é o seguro, em que a seguradora cobra uma taxa mensal, a fim de garantir a cobertura, caso ocorra alguma inadimplência no pagamento do aluguel. Neste caso, não é necessário ter um fiador.
Imobiliária: Você também pode contratar uma imobiliária para ser a responsável pela administração da locação do seu imóvel, mediante o pagamento de uma taxa cobrada por ela. Dessa forma, todas as obrigações resultantes do contrato, como: recebimento de aluguéis e emissão dos respectivos recibos, pagamentos de IPTUs, vistorias, etc, ficam a cargo da imobiliária, que apenas repassa os aluguéis para o locador deduzidas as despesas. Há imobiliárias que oferecem até assessoria jurídica gratuita para a cobrança de débitos do locatário. Assim, é possível deixar a burocracia nas mãos de profissionais bem capacitados, que vão poupá-lo de preocupações e maiores riscos.
Com informações do Sinduscon-SP
Siga a Constroen nas redes