A segurança é um dos principais itens quando o assunto é morar bem. E pensando em oferecer maior comodidade aos seus clientes, a Constroen tem investido, cada vez mais, nesse quesito.
A implementação da portaria remota no Residencial Colorado foi realizada através da empresa CAM, especializada em segurança eletrônica. E para esclarecer os benefícios dessa tecnologia, João Carlos Garcia, da CAM, aponta as principais vantagens da portaria remota. Confira.
- Como esse trabalho de portaria remota funciona?
A Portaria Remota substitui o atendimento presencial dos porteiros dentro da guarita, pelo atendimento à distância efetuado por uma Central de Portaria, que se utiliza de vários atendentes treinados para este tipo de atendimento específico.
- Como o monitoramento é feito?
Quando o visitante aperta o botão do interfone, no portão social do prédio, para a solicitação de entrada, o software da Central Portaria toca no headset de um dos operadores e abre em um monitor auxiliar as imagens do Condomínio solicitante. Nosso operador, então, conversa e faz o atendimento com o visitante/prestador de serviço, liga diretamente no interfone do apartamento e solicita junto ao morador a autorização para liberar a entrada do visitante/prestador de serviços. Em seguida, abre os portões de acessos e direciona o visitante/prestador de serviços para o elevador correto no acesso para o apartamento solicitado. Para casos específicos de entrada ou entrega de materiais, o operador da Portaria Remota direciona o prestador de serviços para os portões da garagem e providencia a abertura e fechamento dos mesmos.
- Qual é a tecnologia utilizada nesse serviço?
Existem várias tecnologias de comunicação: IP, Ethernet em rede privada no padrão VPN, que são utilizadas para esta finalidade por onde trafegam sinais de áudio e vídeo em tempo praticamente real. O único pré-requisito para o Condomínio é disponibilizar duas assinaturas de internet para a programação do conjunto de hardware e software da Portaria Remota.
- De que forma esse tipo de tecnologia contribui para a segurança dos moradores?
A Portaria Remota segue regras e disciplina rígida para o atendimento de todos os Condomínios. Como todos os atendimentos são gravados, vídeo e áudio, e o software de atendimento requer conclusões por escrito de cada atendimento, significa que as possibilidades de erro são muito menores do que ocorrem em um ambiente informal como o da Portaria Presencial.
- Quais as vantagens da portaria remota?
Primeiro a segurança. Em uma empresa de Portaria Remota, existem várias portas de aço separando duas salas sem janelas, onde trabalham vários operadores com sistemas de CFTV de todos os acessos do ambiente em que trabalham.
O nível de instrução do operador da Portaria Remota é normalmente bem maior do que o do porteiro presencial, que, normalmente, não possui nenhuma especialização, não participa de cursos de reciclagem, de reuniões para discussões sobre detalhes de segurança ou atendimento.
O operador da Portaria Remota não dorme à noite porque trabalha em um ambiente com várias outras pessoas em ambiente iluminado e com diversas atividades constantes geradas pelos atendimentos consecutivos.
O sistema de software da Portaria verifica, continuamente, se houver portas de acessos das entradas que permanecerem abertas por um período de tempo programável, ocasião em que será iniciado um evento em tela para a resposta e providências imediatas do operador de plantão.
Na Portaria Remota, se um dos operadores for ao banheiro ou estiver em seu período de descanso, o atendimento continua normalmente pelos outros operadores, que trabalham no mesmo turno que se reveza a cada 12 horas.
Siga a Constroen nas redes